Há alguma relação entre a porosidade capilar e o óleo? SIM! Todos os óleos são desenvolvidos de maneira a tratar um tipo de cabelo específico. Pode distinguir os diferentes tipos de cabelo:

  • cabelo com porosidade baixa – macio, brilhante e saudável. É difícil de pintar, estilizar e secar com secador. As cutículas estão firmemente unidas. Os óleos saturados irão proporcionar o melhor cuidado para esse tipo de cabelo.
  • porosidade média – é normalmente um cabelo saudável e fácil de modelar. A camada de cutículas está mais solta. Neste caso, os óleos monoinsaturados são o melhor tratamento.
  • porosidade elevada – é normalmente um cabelo encaracolado, frisado e com eletricidade estática. Está, além disso, danificado, é fácil de molhar, seca rapidamente e pode estar pintado. Este tipo de cabelo apresenta espaços e buracos na camada de cutículas. É portanto recomendado o uso de óleos polinsaturados, de forma a melhorar a sua condição.

Além das três principais porosidades, também pode encontrar o cabelo normal suscetível a ficar muito poroso, bem como o cabelo com porosidade média, com tendência a ficar pouco poroso.

Como determinar a porosidade capilar?

Terá de fazer alguns testes para poder confirmar a porosidade do seu cabelo: teste da visão, teste do toque, teste da farinha, teste da flutuação e teste do óleo de coco. Se desejar também pode verificar o estado do seu cabelo e couro cabeludo visitando um tricologista. Como é a examinação? O médico analisa o comprimento, espessura e aspeto das pontas e a condição do couro cabeludo utilizando uma câmara de microscópio concebida especialmente para o efeito. Os resultados ficam prontos em poucos minutos. Além disso, também pode pedir conselhos ao tricologista sobre possíveis tratamentos (se necessário). Ele erá escolher o cosmético apropriado para o cuidado do couro cabeludo. Contudo, em vez de gastar dinheiro em consultas com profissionais, pode experimentar executar um ou todos os métodos de determinação da porosidade capilar no conforto da sua casa. Quais são exatamente os métodos?

O método da visão: basta observar constantemente o estado do seu cabelo. O que significa isso? Esteja atenta ao aspeto dos seus fios depois da lavagem e da secagem com secador. Confira se ficam frisados ou se perdem brilho durante um dia chuvoso ou se são difíceis de modelar. Se a resposta a essas perguntas é afirmativa, então o seu cabelo é muito poroso. No entanto, se os seus fios não mudam significativamente independentemente das condições metereológicas e das estilizações diárias, isso indica que o cabelo tem porosidade média ou baixa.

O teste do toque: pegue num fio de cabelo entre dois dedos e percorra-os ao longo do fio, de baixo para cima (até ao couro cabeludo). Se sentir que o cabelo está irregular e áspero, significa que tem porosidade elevada. Por outro lado, se o fio está macio, então tem porosidade baixa. No entanto, convém lembrar-se de lavar bem o cabelo antes de utilizar este método. Certifique-se de que o cabelo não contém quaisquer químicos, detergentes ou silicones.

O teste da farinha: polvilhe o cabelo com farinha. Neste caso, o cabelo muito poroso ficará coberto com uma grande quantidade de farinha. Se ficar com pouco farinha, significa que tem cabelo pouco poroso. Todavia, este método pode não ser totalmente fiável. O resultado do teste pode ser alterado pela influência do sebo produzido pelas glândulas sebáceas ou dos cosméticos previamente usados.

O teste da flutuação: coloque alguns fios de cabelo dentro de uma bacia com água. Os fios que afundam passados poucos minutos são muito porosos. A água penetra na camada solta de cutículas com espaços e buracos, deixando o fio sobrecarregado de água. O cabelo que fica a flutuar à superfície é pouco poroso.

O método do óleo de coco: aplique uma quantidade generosa de óleo de coco no cabelo. Após cerca de uma hora, lave e verifique o aspeto do seu cabelo. Se os fios ficarem frisados e baços, então são muito porosos. O cabelo pouco poroso permanece macio e brilhante.

É possível alterar a porosidade do cabelo?

Sim, é. Por exemplo, a porosidade capilar pode ser alterada de média para elevada ou de elevada para baixa. Tudo depende da forma como cuida do cabelo e do couro cabeludo. Poderá melhorar significativamente a sua condição, regenerar as pontas danificadas e nutrir o couro cabeludo, utilizando os cosméticos apropriados. Infelizmente, o nível de porosidade pode ser aumentado. As colorações regulares, as estilizações térmicas, a utilização de produtos que contêm substâncias prejudiciais, a radiação solar e a influência dos radicais livres contribuem para a degradação da aparência e da condição do cabelo.