Este é um método que deriva de uma antiga tradição indiana. Era praticada nos tempos antigos e durou até aos dias de hoje. Hoje em dia, é extremamente popular e cada vez mais raparigas decidem mudar as suas rotinas de beleza para os métodos usados na Ayurveda. Confira o que é verdadeiramente o tratamento capilar com óleo e confira você mesma os resultados incríveis que oferece.

O que é exatamente o tratamento capilar com óleo?

O tratamento capilar com óleo é, basicamente, a aplicação de óleos: no comprimento total do cabelo, apenas nas pontas ou no couro cabeludo. Esses métodos de cuidado são usados por muitas mulheres. Porquê? Os óleos são ricos em vitaminas, minerais e AGEs (Ácidos Gordos Essenciais). Estes componentes são responsáveis pela regeneração, nutrição e fortalecimento do couro cabeludo. Também fornecem proteção contra os fatores externos nocivos.

Os silicones podem ser usados em vez dos óleos capilares? A regra de base diz que, se você deseja nutrir o cabelo desde o seu interior, então não deve usar produtos que contenham silicones. No entanto, se deseja proteger os fios da radiação solar agressiva – os silicones serão necessários. Todavia, os silicones revestem os fios e perturbam o seu funcionamento adequado, assim como não permitem a entrada de nutrientes.

O que ganha com a utilização de óleos capilares?

Pode enumerar as diversas vantagens do tratamento capilar com óleo. Os resultados finais dependem da condição inicial do cabelo, do seu aspeto inicial, e dos tipos de problema que deseja combater. É importante que saiba que o tratamento com óleos:

  • regenera a estrutura danificada do cabelo
  • inibe a queda de cabelo
  • estimula o crescimento capilar
  • confere brilho e flexibilidade
  • ajuda a combater a caspa
  • regula o trabalho das glândulas sebáceas
  • evita que as pontas fiquem espigadas
  • previne o frizz e a eletricidade estática
  • protege contra: radiação UV prejudicial, temperaturas muito altas ou baixas, ar condicionador, água salgada do mar, água clorada, ar quente produzidos pelo secador de cabelo
  • acalma as irritações do couro cabeludo
  • fortalece e nutre o cabelo
  • suaviza e confere brilho ao cabelo áspero e baço.

Com escolher o óleo certo?

Tudo depende da porosidade do cabelo. O cabelo divide-se em três grupos: porosidade baixa, porosidade média, porosidade elevada. Para cabelo com porosidade baixa, experimente o óleo de coco, óleo de girassol e óleo de babaçu. Também irá precisar de manteigas cosméticas como: manga, karité e capuaçu. Para cuidar do cabelo com porosidade média, utilize: óleo de argão, óleo de semente de ameixa, óleo de amêndoa doce, azeite, óleo de macadâmia e óleo de abacate. No que toca ao cabelo com porosidade elevada, os melhores óleos são: óleo de linhaça, óleo de onagra, óleo de semente de algodão, óleo de borragem, óleo de cinórrodo, óleo de grainha de uva, óleo de gérmen de trigo.

Como realizar o tratamento capilar com óleo?

O tratamento com óleo deve ser realizado uma ou duas vezes por semana. Deixe o óleo no cabelo durante cerca de 30 minutos e no couro cabeludo no máximo durante 2 horas. A regularidade é a chave para o sucesso. Só poderá obter efeitos espetaculares se usar os óleos de forma sistemática. Existem alguns métodos de aplicação de óleos capilares.

Aplicação do óleo em cabelo seco

Este é provavelmente o método mais comum. Consiste na aplicação de um óleo escolhido adequadamente (combina com a porosidade do cabelo) em cabelo seco. Passado algumas horas, lave o cabelo e penteie bem o cabelo. Neste caso, o óleo deve ser aplicado em todo o comprimento do cabelo, nas pontas ou no couro cabeludo.

Aplicação do óleo em cabelo molhado

Este é o segundo método mais popular. O óleo aplicado em cabelo limpo e húmido. Não se esqueça de eliminar o excesso de água antes da aplicação. Se não tiver tempo, não precisa de lavar o cabelo antes do tratamento. Pode simplesmente aplicar água morna ou hidrolato hidratante em spray.

Tratamento com óleo numa bacia

Este método não é recomendado para iniciantes para para utilizadoras de óleos capilares mais avançadas. Deite um litro de água fervida numa bacia e adicione uma ou duas colheres de sopa de óleo e algumas gotas de ácido hialurónico, geleia real, sumo de aloe vera ou outros produtos hidratantes. Mergulhe a cabeça na bacia e, cerca de um minuto depois retire o excesso de água. Coloque uma touca de banho de plástico e cubra-a com uma tolha quente (ou um gorro antigo). Passado 30 minutos, retire tudo e lave o cabelo com um champô delicado.

Tratamento com óleo com condicionador

Outro método mais sofisticado para mulheres mais avançadas. Não só terá de escolher o óleo certo como também terá de escolher um condicionador que satisfaça as suas necessidades e complemente os efeitos do primeiro cosmético. Pode aplicar o condicionador e depois o óleo, ou fazê-lo no sentido contrário. Uma vez mais, utilize uma touca de banho e uma toalha quente. Lave o cabelo 30 minutos depois.

Também é importante que lave o cabelo depois do tratamento!

Normalmente, o melhor será lavar duas vezes cabelo: primeiro com um champô de limpeza e depois com um champô hidratante delicado. Poderá também lavar o cabelo segundo o método CWC – condicionador – lavagem – condicionador. Quando aplicar o condicionador, o óleo emulsiona, o que facilita a lavagem. Em seguida, enxagúe com água morna e aplique novamente o condicionador.